Renée van der Goot

A Fazenda Harmonia, onde é produzido o KALDI Café Gourmet Premium, esta localizada no Município de Carlópolis no Norte Pioneiro do Estado Paraná, sendo uma das primeiras regiões produtoras de café no Brasil a conquistar a Certificação de Indicação Geográfica de Procedência.
A região - que envolve 45 municípios com 7.500 cafeicultores responsáveis pela produção de 1,1 milhão a 1,3 milhão de sacas beneficiadas por ano, corresponde a 50% da produção paranaense de café - é a primeira do Paraná a receber a distinção. Esta certificação atribui identidade própria ao produto ao garantir a origem, os processos de produção e algumas características sensoriais do café produzido na região de acordo com as normas estabelecidas para a concessão do selo de qualidade. Também representa o reconhecimento das qualidades particulares do produto, agregando-lhe valor no mercado nacional e internacional, e visibilidade e projeção da região no mundo. Além disso, permite proteção do produto (reduzindo as falsificações) e de sua variedade e imagem, da renda do produtor, dos direitos do consumidor, da riqueza e do desenvolvimento, do território, da cultura e da tradição da região.
Adquirida em Dezembro de 1999 pelo descendente de Holandeses Renée van der Goot, a antiga fazenda foi completamente reestruturada com tudo o que há de mais moderno na cafeicultura, desde o cultivo das mudas até a chegada do café ao consumidor final. A propriedade já recebeu diversas premiações, entre elas, o 1º lugar na categoria Café Cereja Descascado, no concurso Norte Pioneiro do Paraná, sendo também finalista em vários outros concursos de nível estadual, e nacional.
Foi então que no ano de 2013 o genro Rubens Los Junior em sua tese de mestrado na Fundação Getúlio Vargas teve a ideia de Criar uma marca e utilizar os melhores lotes dos cafés premiados da Fazenda Harmonia. Foi aí que nasceu o KALDI Café Gourmet Premium.
O Kaldi Café Gourmet Premium é um Café Especial, com 85 Pontos pela SCAA, 100% Arábica, certificado com Selo de Pureza e Qualidade Gourmet SUSTENTÁVEL pela ABIC Associação Brasileira da Indústria de Café (das mais de 9.000 marcas de café no País, somente 8 marcas possuem esta certificação), além do Certificado Internacional da Holandesa UTZ Certified Better Farming, e certificado de Cafés Especiais pela BSCA Brazil Specialty Coffee Association.
Todos os lotes de cafés especiais produzidos na fazenda possuem total rastreabilidade, com manejos extremamente controlados, ambientalmente corretos e sustentáveis.
O cultivo conta com um moderno sistema de irrigação por gotejamento e fertirrigação - técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes a taxas variáveis ao solo cultivado, suprindo exatamente as necessidades da planta, sem prejudicar o meio ambiente. Tudo é controlado por um sistema computadorizado, no qual é possível programar, acompanhar e controlar toda a lavoura em tempo real, sabendo exatamente a quantidade de água aplicada, e também os tipos e quantidades de fertilizantes que estão sendo distribuídos em cada área cultivada.
Devido ao ótimo relevo na propriedade, toda a colheita é mecanizada, permitindo assim um trabalho rápido e extremamente eficiente, garantindo que o café seja colhido no tempo certo, conservando desta maneira, suas melhores características.
A Fazenda Harmonia encontra-se ao lado da Represa de Xavantes na qual foi implantado um intenso projeto de recuperação de toda a margem com mata ciliar, onde foram plantadas mais de 8.200 árvores silvestres, como: Ipê, Peroba Rosa, Pau Brasil, Jacarandá, Palmito, Ingá, e outras 40 espécies. Toda esta recuperação das matas resultou numa melhor conservação da área de preservação permanente (APP), e no crescimento populacional da fauna já existente (capivaras, lontras, lebres, garças, marrecos, etc.) além do aparecimento de novas espécies.
Todo o quadro funcional é 100% efetivo, além de faixas salariais acima da média regional.
Hoje a Fazenda tem como missão produzir café de alta qualidade, ambientalmente responsável, sustentável e com forte rastreabilidade, atendendo desta maneira as demandas e exigências dos mais seletos públicos consumidores no Brasil e no Mundo.

v.1.0.3067 (02/08/2019)