José Henrique Assunção Gontijo

Em 1983, José Henrique Assunção Gontijo saiu de Belo Horizonte e começou sua vida na cafeicultura no município de Ibiá – MG na região do cerrado mineiro. No mercado de café há mais de 30 anos a fazenda São Pedro de Alcântara se destaca pela produção de café arábica de alta qualidade. Fatores climáticos juntamente com um manejo responsável proporciona a produção de um excelente café. A fazenda se encontra em uma região de clima ameno, a uma altitude de 1000m. A propriedade tem investido no setor cafeeiro priorizando a qualidade total em todas as etapas – da colheita ao benefício. A fazenda faz parte da Federação dos Cafeicultores do Cerrado | Região do Cerrado Mineiro

Além da produção do café, em 2013 começou no ramo da torrefação. Foi criada a marca Grãos de Minas. O café Grãos de Minas é um produto selecionado, de origem controlada com grãos 100% Arábica que atinge uma pontuação de cafés especiais de acordo com a SCAA – Associação Americana de Cafés Especiais.

A seleção do café para a torrefação é feita através de amostras extraídas de diversos talhões da lavoura. Após uma criteriosa análise sensorial são separados os lotes com as melhores bebidas.  

Possui um sabor naturalmente doce com notas de nozes e achocolatadas, com fundo cítrico, aroma definido e acidez equilibrada.