Gelci Zancanaro

Gaúcho de Erechim-RS e descendente de italianos Gelci Zancanaro nasceu em 1943 em uma família de pequenos produtores rurais. Juntamente com seus 13 irmãos começou a trabalhar na agricultura de subsistência da humilde propriedade familiar.Com o passar dos anos, já casado e com 5 filhos, Gelci vislumbrou em Goiás o lugar ideal para começar seu agronegócio, adquirindo em 1983 a Fazenda Nossa Senhora de Fátima em Cristalina-GO. A região também proporcionaria melhores estudos para os filhos, a união da família, e com o apoio incondicional de sua esposa, fixaram residência em Brasília em 1985.

A fazenda hoje é carinhosamente chamada de “Fazendinha” pelos seus filhos, genros, nora e seus 15 netos.

 A FAZENDA

 A Fazenda Nossa Senhora de Fátima, localizada em Cristalina-GO, tem uma área de total de 3.091 ha, sendo 902 ha destinados a produção de café arábica irrigados por 10 pivôs centrais. São cultivadas quatro variedades de café arábica: Catuaí 144, Catuaí 62, Palma e IAC 125. A característica do solo é argiloso/vermelho e a altitude média da propriedade é de 1.000 metros.O clima é considerado tropical de altitude, apresentando verões agradáveis e invernos relativamente frios com diminuição de chuvas. A temperatura anual média é de 22ºC ( mínima de 5ºC e máxima de  32ºC).

 THE REGION

 A região do Cerrado Goiano é considerada a nova fronteira para a produção de cafés Arábicas especiais.O estado de Goiás faz divisa com os estados de Minas Gerais e a região do Cerrado Mineiro. O estado é conhecido como um dos maiores em produção agrícola no país. Porém sua produção de café é relativamente nova. As primeiras plantações surgiram como forma de diversificação de culturas. Não demorou muito até que os Produtores percebessem que o clima e solo aliados à tecnologia e experiência já implementada no manejo de outras culturas, seria um grande diferencial na produção de cafés especiais.

 PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

-Iniciativas Ambientais:

-Reflorestamento constante de mata nativa (30 ha atualmente);

-Tecnologias de maquinário para aumento de força/torque gerando menor consumo de combustível;

-Convênio de pesquisa com instituições renomadas – dentre elas a Embrapa – para melhor utilização e conservação do solo com técnicas diferentes de dosagem de fósforo e

-Plantio de braquiária na entrelinha do café, visando manutenção de umidade, aumento de matéria orgânica, uso eficiente da adubação e reciclagem de nutrientes.

-Engajamento Social:

-Doações de produtos de hortifruti produzidos na fazenda para entidades religiosas, sociais e casas de recuperação de dependentes químicos;

-Utilização de represa para produção de peixes para os colaboradores e 

-Incentivo à prática de esportes com aluguéis de espaços e utilização de estrutura de terreiro – no período de não colheita – para a prática de exercício físico.

 PRÊMIOS E CERTIFICAÇÕES

-Fazenda certificada pela UTZ;

-Café Campeão no 25o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, categoria Regional em 2016 – Região Centro Oeste e

-Café Vice-Campeão no 26o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, categoria Regional em 2017 Região Centro Oeste. 

v.1.0.2816 (16/05/2019)